sexta-feira, abril 07, 2006

Vida Plena

Posso mover-me em qualquer direcção. Sou livre. Somos livres.
Podemos não saber nada de nada, mas somos sempre alguma "coisa", ou muitas "coisas". Podemos não saber o que queremos, podemos não saber definir o que gostamos, podemo-nos sentir perdidos, desencontrados, vazios, podemos ter certezas absolutas (quer dizer, podemos pensar que as temos), podemos até não ter a coragem de nos assumirmos enquanto ser. Mas são as nossas diversas posições perante todas estas "possibilidades"(e tantas outras) que nos tornam num ser único.
Movo-me, movemo-nos, em qualquer direcção. Escolho a direcção que quero, que me parece melhor, ou por vezes aquela que me permite fugir a obstaculos, mas sou eu que a escolho. Sou eu a única responsavel pelo meu caminho. Caminhos temos sempre muitos, destinos nem sempre.
Se escolhi este ou aquele caminho é porque, ao momento da escolha, me pareceu o melhor ou porque não consegui ver alternativas, não foi por obrigação. Não.
As nossas escolhas nem sempre fazem de nós (os) seres mais felizes, mas não é isso que se pretende. Pretende-se, somente, que continuemos à procura daquilo que acreditamos ser a felicidade. Acreditamos. Se não for, paciencia...para a proxima viramos à direita.

Não sei se ainda volto postar antes das férias (isto é, antes de ir para férias, porque de férias já eu estou). Caso não o faça desejo-vos uma optima páscoa, ou melhor, uma optima semana...e aproveitem os ovos, os coelhos e afins!!
Deixo-vos uma frase de Carl Rogers (conceito de Vida Plena) que me "inspirou" para o post de hoje, mas foi uma mera inspiração, o post que aqui faço hoje não é, de forma alguma, a explicação da ideia de Rogers.
"Vida plena é o processo evolutivo orientado para uma direcção concreta, que o organismo humano elege quando se encontra livre para mover-se em qualquer direcção."

*kisses*

2 comentários:

Jay Dee disse...

=) é bom que expliques que não se trata da explicação (passo redundância) da ideia do autor, não vá aparecer por aqui algum "monsieur sabe tudo" a criticar o que escreves =P
De qualquer maneira o que escreves é bom, muito bom.

Maria disse...

Que tenhas uma óptima Páscoa...

Beijinhos e abraço, menina.

*